Web Rádio

Em busca de recordes, campeão Corinthians encerra 2015 contra o desesperado Avaí

06 DEZ 2015
06 de Dezembro de 2015

Torcida do Corinthians vai lotar a arena (Foto: Agência Reuters)

Por Henrique Masini Hein

Faltando apenas uma rodada para fim desta edição do Campeonato Brasileiro, as equipes que ainda se enfrentam brigam, necessariamente, por uma vaga no G-4 (famosa zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América) ou pela permanência na primeira divisão da competição nacional. São Paulo e Internacional brigam para ver quem é que fica com a última vaga brasileira na Libertadores. Enquanto isso, Coritiba, Avaí, Figueirense, Vasco e Goiás ainda buscam salvar o ano e começar 2016 na elite do futebol nacional.

Sendo assim, a partida de logo mais entre Corinthians e Avaí ganha importância e os holofotes de todo o Brasil. O clube paulista conquistou o título brasileiro de forma antecipada na 35ª rodada, ao empatar com o Vasco, em São Januário, por 1x1. Já os havaianos ocupam a 16ª colocação e precisam vencer para eliminar as chances, por completo, de um eminente rebaixamento.

CORINTHIANS

Mesmo os melhores números do campeonato a seu favor (melhor ataque, maior número de vitórias, menor número de derrotas, maior saldo de gols) parecem não satisfazer o Corinthians de Tite. Com 80 pontos na tabela de classificação, o Alvinegro Paulista precisa de apenas um empate neste último jogo para atingir a maior pontuação já registrada no Brasileirão desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado no formato de pontos corridos com 20 clubes. Hoje, o Timão tem o mesmo número do Cruzeiro de 2014.

Outras marcas que podem ser alcançadas pelo Corinthians são: a de melhor ataque (70 gols, contra 77 do Cruzeiro de 2013), a de maior número de vitórias (23, contra 24 do mesmo Cruzeiro), a de menor número de jogos perdidos (quatro, empatado com o São Paulo de 2007), e maior vantagem para o vice-líder (14 pontos, contra 15 do São Paulo de 2007).

AVAÍ

O Avaí, por sua vez, terá uma missão difícil pela frente: encarar o campeão brasileiro de 2015 em Itaquera. Uma tarefa árdua, porém não impossível para a comissão técnica do time catarinense.  Com 41 pontos na tabela de classificação, o clube é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e, por tanto, pelo menos antes da bola rolar, está salvo da queda.

A conta do Avaí para escapar da segunda divisão é bastante simples. Se vencer, a  equipe catarinense garante sua permanência na elite sem depender dos rivais. Do contrário, será preciso esperar o fim dos jogos de Figueirense, Vasco e Goiás para conhecer seu futuro.

CONTAS HAVAIANAS CONTRA O REBAIXAMENTO:

Com 3 PONTOS - Se salva.

Com 1 PONTO - Se salva se Vasco e Figueirense não vencerem.

Com 0 PONTO - Se salva se Vasco, Figueirense e Goiás não vencerem.

Todas as 10 partidas da 38ª rodada estão marcadas para acontecer no mesmo horário, domingo (06), às 17h00.  


LOCAL DA PARTIDA: Arena Corinthians– São Paulo/SP

HORÁRIO DA PARTIDA: 17h00

ARBITRAGEM: Apita o jogo o Senhor Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS), auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (FIFA-SE) e Marcelo Bertanha Barison (RS).

AS ESCALAÇÕES:

Corinthians: Pensando em bater recordes, o técnico Tite deverá mandar a campo o que tem de melhor a disposição. A tendência é a de que o Corinthians, quase completo, comece com: Cássio, Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf; Malcom, Elias, Rodriguinho e Lucca; Vagner Love.

Avaí: O técnico Raul Cabral fez mistério durante a semana e, se quer, divulgou o aquecimento da equipe nos treinamentos. Apesar da incógnita, o provável Leão deverá vir a campo com: Vagner; Nino Paraíba, Antonio Carlos, Emerson e Romário; Claudinei, Tinga (Eduardo Neto) e Renan Oliveira; Everton Silva, Anderson Lopes e André Lima (William).

OS DESFALQUES:

Corinthians: Não enfrentam o Avaí logo mais, os meias Jadson (suspenso) e Renato Augusto (desgastado fisicamente). Além da dupla, Luciano, em recuperação de cirurgia no joelho só volta em 2016.

Avaí: Os catarinenses têm duas baixas importantíssimas: o ídolo Marquinhos, que se recupera de uma cirurgia no joelho, e o atacante Léo Gamalho, com dores na coxa, não jogam a partida decisiva.

O CRAQUE:

Corinthians: Não é nem de longe um dos atletas mais aclamados pela fiel torcida. Apesar disso, Vagner Love é um dos artilheiros do Alvinegro Paulista, com 13 tentos anotados.  Love é a esperança de gols do Timão para o confronto de logo mais contra o Avaí.

Avaí: Nas últimas rodadas ele até vem apresentando um futebol abaixo de esperado pelos havaianos. Apesar disso, não restam dúvidas de que, com a ausência de Marquinhos, André Lima se torna o craque do time catarinense. O centroavante é responsável por mais de 25% dos gols marcados pelo time no Campeonato Brasileiro. Dos 37 gols feitos pelo clube, dez são de André Lima. Olho nele!

Voltar

Web Rádio Premium Esportes. O seu esporte no caminho do bem!