Web Rádio

O San Antonio Spurs é o campeão da temporada 2013-2014 da NBA

16 JUN 2014
16 de Junho de 2014
Por Gabriel Farias

Após vencer as duas partidas na casa do Miami Heat, o San Antonio Spurs precisava de uma vitória em três jogos para se sagrar o campeão da NBA, vitória conquistada na primeira oportunidade. 

No primeiro quarto, LeBron James comandou uma arrancada sensacional do Heat. Foram 12 pontos do astro nos primeiros 7 minutos, quando Miami alcançou uma vantagem de 16 pontos.

Após pedido de tempo do técnico dos Spurs, Gregg Popovich, o time mandante acordou, e encostou no placar. Com destaques para Kawhi Leonard e Manu Ginobíli, San Antonio diminui a diferença para sete pontos. 

No segundo quarto, a partida mudou completamente. A defesa de San Antonio segurou LeBron James em apenas três pontos, com aproveitamento de 20%. 

Sem a ajuda de Chris Bosh ou Dwayne Wade, LeBron assistiu a um passeio dos Spurs, que anotaram 25 pontos no período e foram para os vestiários com a vantagem, 47 a 40.

 Nos primeiros 24 minutos, apenas três jogadores passaram dos 10 pontos: LeBron, Leonard e Ginobíli. 

Com a desvantagem, Miami começou agressivo no terceiro quarto, mas o jogo coletivo e a profundidade do banco de San Antonio prevaleceram. Enquanto Tony Parker anotava seus primeiros dois pontos na partida, Patty Mills pegava fogo. O australiano acertou os cinco arremessos que tentou nos 7 minutos jogados, sendo quatro deles de três pontos.

Após um primeiro tempo destoante de toda a série final, San Antonio alcançou 62,5% de aproveitamento em arremessos. 

No último quarto, os Spurs seguraram a vantagem na casa dos 20 pontos e garantiram o quinto título da franquia.

Nas últimas três partidas, San Antonio venceu o Heat por 19, 21 e 17 pontos de vantagem. 

Melhor jogador das finais, Kawhi Leonard alcançou seu segundo Double-Double seguido, com 22 pontos e 10 rebotes. Leonard se tornou o segundo mais novo MVP das finais na história da NBA, ficando atrás apenas de Magic Johnson.

Vindos do banco, Manu Ginobíli e Patty Mills somaram para 36 pontos. 

Tim Duncan se tornou o único jogador a vencer o título da NBA em três décadas diferentes, sendo campeão em 1999, três vezes na década de 2000 (2003, 2005, e 2007), e agora em 2014. 

Por Miami, LeBron James manteve sua alta média de pontos, anotando 31. Porém, seus companheiros falharam na ajuda. Chris Bosh marcou 13 pontos, e Dwayne Wade apenas 10.

Com o título desta temporada, San Antonio alcança o recorde de cinco conquistas e apenas um vice-campeonato. Em todas as finais, os Spurs contavam com Tim Duncan e Gregg Popovich. 

Menção honrosa a Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA. 

Agora, a torcida calorosa do San Antonio Spurs comemora, enquanto a do Miami Heat espera apreensiva a renovação dos contratos de LeBron James, Chris Bosh e Dwayne Wade.

Os boletins do Basquete voltarão em agosto, com o início do Mundial de seleções da FIBA.

Voltar

Web Rádio Premium Esportes. O seu esporte no caminho do bem!