Web Rádio

Fluminense Football Club, 112 anos de histórias e glórias

21 JUL 2014
21 de Julho de 2014
Por Leandro Oliveira

Há exatos 112 anos atrás nascia o Tricolor carioca, o primeiro tricolor, e como diria o saudoso jornalista, escritor e tricolor fanático, Nelson Rodrigues: "Tricolor é o Fluminense, os outros são clubes de três cores.”

No ano de 1902, o carioca Oscar Cox chegou da Suíça, onde aprendeu a gostar de futebol, e estudou para isso, fundou junto com mais vinte integrantes a equipe do Fluminense Football Club. O nome Fluminense surgiu naturalmente, apesar de alguns integrantes preferirem Rio Football Club, prevaleceu Fluminense, pois no latim “flumem”, significa Rio.

Desde então o Fluminense apareceu como protagonista do futebol brasileiro e carrega até hoje essa alcunha.

Em 21 de julho de 1902 nasceu para o futebol e o mundo o famoso Tricolor das Laranjeiras, realizando seu primeiro jogo em 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club, onde concretizou sua primeira goleada, 8 a 0. Daí iniciou-se a história de glórias e tradição dessa equipe gigante do futebol brasileiro.

Uns dos primeiros clubes a conquistar um título internacional, a Taça Vulcain, em 1928, sobre o Sporting, de Lisboa e único clube condecorado com a Taça Olímpica, em 1949, considerado o Prêmio Nobel do esporte, na época.

O Fluminense não faz parte da história, o Fluminense é a história.

Como todas as equipes tem os seus altos e baixos, com o Fluminense isso também acontece, até mesmo a mancha em sua história de ser rebaixado para uma terceira divisão. Mas nenhum tricolor esquece isso, o Fluminense é diferente, se tira o aprendizado das adversidades e renasce, mostra a sua força e prova o porquê do apelido ser time de guerreiros. Pois só guerreiros tem essa capacidade de reagir com todas as dificuldades impostas em seu caminho.

Um clube vencedor, que em toda sua história trouxe mais alegrias, para o torcedor, do que tristezas. É um orgulho ser tricolor, é um orgulho ser Fluminense.

Um clube que traz em sua história, títulos importantes como a Copa Rio de 1952, ostenta a marca de ter conquistado 4 Campeonatos Brasileiros (1970, 1984, 2010 e 2012), uma Copa do Brasil em 2007 e 31 Campeonatos Cariocas.

Sem contar que tem a torcida mais bela do Brasil e do mundo, não é a maior, mas é a mais fanática e apaixonada.

"Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão." (Nelson Rodrigues)

Um trecho de um texto do jornalista Artur da Távola, resume e mostra o que é ser Fluminense.

Ser Fluminense é entender esporte como bom gosto. É ser leal sem ser boboca e ser limpo sem ser ingênuo. Ser Fluminense é aplicar o senso estético à vida e misturar as cores de modo certo, dosar a largura do grená, a profundidade do verde com as planuras do branco.

Ser Fluminense é saber pensar ao lado de sentir e emocionar-se com dignidade e discrição. É guardar modéstia, a disfarçar decisão, vontade e determinação. É calar o orgulho sem o perder. É reconhecer a qualidade alheia, aprimorando-se até suplantá-la.

Ser Fluminense não é ser melhor mas ser certo. Não é vencer a qualquer preço mas vencer-se primeiro para ser vitorioso depois. É não perder a capacidade de admirar e de (se) colocar metas sempre mais altas, aprimorando-se na busca! E jamais perder a esperança até o minuto final.

Ser Fluminense é gostar de talento, honradez, equilíbrio, limpeza, poesia, trabalho, paz, construção, justiça, criatividade, coragem serena e serenidade decidida.

Ser Fluminense é rejeitar abuso, humilhação, manha, soslaio, sorrateiros, desleais, temerosos, pretensão, soberba, tocaia, solércia, arrogância, suborno ou hipocrisia. É pelejar, tentar, ousar, crescer, descobrir-se, viver, saber, vislumbrar, ter curiosidade e construir.

Ser Fluminense é unir caráter com decisão, sentimento com ação, razão com justiça, vontade com sonho, percepção com fé, agudeza com profundidade, alegria com ser, fazer com construir, esperar com obter. É ter os olhos limpos, sem despeito, e claro como a esperança.

Ser Fluminense, enfim, é descobrir o melhor de cada um, para reparti-lo com os demais e saber a cada dia, amanhecer melhor, feliz pelo milagre da vida como prodígio de compreensão e trabalho, para construir o mundo de todos e de cada um, mundo no qual tremulará a bandeira tricolor.”

PARABÉNS AO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB, PELOS SEUS 112 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!

 

 

Voltar

Web Rádio Premium Esportes. O seu esporte no caminho do bem!