Web Rádio

Tragédia no Futebol Brasileiro: Morre o ex-atacante Fernandão

07 JUN 2014
07 de Junho de 2014
por Cleyton Santos

O futebol brasileiro está de luto. Morreu esta madrugada o ex-atacante Fernandão de 36 anos,que teve passagens por Goiás, Olympique de Marseille-FRA, Toulouse, São Paulo, Al-Gharafa-QAT, mas com passagem histórica pelo Internacional.

O jogador sofreu um acidente de helicópero na madrugada de sexta pra sábado, próximo ao município goiano de Aruanã, cidade que fica no noroeste goiano, na fronteira com o estado do Mato Grosso.

As causas do acidente ainda são desconhecidas pelas autoridades, que atestam que o tempo estava bom. Não há testemunhas.

A Polícia Militar de Goiás afirmou que o acidente ocorreu próximo a uma praia de água doce, que fica localizada a 20 quilometros da cidade.

Além de Fernandão, mais quatro pessoas estavam na aeronave e faleceram na hora. Fernandão ainda foi encaminhado ao hospital da cidade, mas quando chegou, já chegou sem vida.

Morreram no acidente o coronel da reserva de Goiás Milton Ananias, que era piloto, mas ainda não se sabe se era ele que estava pilotando, Lindomar Vieira, Antonio de Padua Ferreira e Edimilson de Souza, que seriam amigos do ex-jogador.
Repercussão de sua morte

O falecimento de Fernandão pegou todos de surpresa. O Internacional, clube onde ele se tornou uma lenda, montou uma página especial destacando as suas glórias pelo clube, e se solidarizando com a família de Fernandão.

O Goiás, clube onde Fernandão foi revelado, soltou nota em sua página no Facebook, afirmando que ele não era um jogador qualquer, mas sim um ídolo.

Já o São Paulo, clube onde Fernandão se aposentou em 2011, soltou nota de pesar, com direito a declaração do capitão Rogério Ceni, citando a importância do jogador, e que é chocante uma morte de uma pessoa tão jovem, como afirmou o camisa 1 do São Paulo.

Na França, o Olympique de Marseille soltou uma nota destacando o "Fim Trágico de Fernandão", e contando de sua história no futebol francês e também se solidarizando a família do jogador.

O acidente também teve repercussão em jornais franceses, como o L'Equipe, onde a notícia da morte de Fernandão é a segunda mais lida do site neste sábado.

Homenagens foram feitas no Twitter, como a do presidente da FIFA Sepp Blatter, que mandou esta mensagem:
Além disso, jogadores como Leandro Damião, Ronaldinho Gaúcho, Tinga e até mesmo jogadores que estão na Seleção Brasileira, como o atacante Jô, lamentaram a morte do ex-atacante.

As hashtags #LutoFernandão este no topo dos Trending Topics no Twitter na manhã deste sábado.
Carreira

Fernandão começou a carreira no Goiás, em 1995 onde atuou até o ano de 2001. Nesse meio-tempo, conquistou cinco estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro Série B.

Na metade de 2001, ele foi para o Olympique de Marseille, onde alternou bons e maus momentos, chegando ao ponto de ser emprestado no primeiro semestre de 2004 para o Toulouse.

Fernandão retornou ao Brasil no meio de 2004, onde fez história com a camisa do Internacional, onde ele se tornou o 'Capitão América' para os colorados.

Em 2006, em temporada incrível, Fernandão comandaria o Internacional a conquista da inédita Libertadores em final inesquecível contra o até então, campeão mundial, São Paulo. No final do ano, surpreendeu o mundo do futebol ao derrotarem o Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho por 1 a 0.

O atacante depois passou pelo Al-Gharafa, do Qatar, em 2008, depois retornou ao Goiás, onde ficou um ano, e terminou a sua carreira no São Paulo, após um ano, em maio de 2011.

Em 2012, chegou a assumir a função de treinador no Internacional, onde ficou até o final daquele mesmo ano.

Fernandão seria um dos comentaristas do canal de TV fechada SporTV na cobertura da Copa do Mundo, que se inicia nesta sexta-feira.

A Web Rádio Premium Esportes se solidariza com a família de Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, ou simplesmente 'Capitão América' para a torcida colorada.

Confira as informações na reportagem abaixo (Lembre de desligar o som da Rádio para ouvir a notícia):
Voltar

Web Rádio Premium Esportes. O seu esporte no caminho do bem!