Web Rádio

Cearenses largam em vantagem nas quartas de final da Copa do Nordeste

26 MAR 2015
26 de Março de 2015

Por Eduardo do Carmo

(Foto: Nodge Nogueira/Fortaleza EC)

Ceará e Fortaleza estrearam com o pé direito na fase final da Copa do Nordeste, carinhosamente chamada de ‘Lampions League’, uma brincadeira com o nome da maior competição continental de clubes (Champions League) relacionado ao cangaceiro Lampião, que teve muita identificação com o Nordeste. Na noite desta quarta-feira, no Castelão, o Fortaleza bateu o Sport por 1 a 0. Já o Ceará, no interior de Pernambuco, fez 2 a 0 no Salgueiro e ficou em situação confortável para o jogo de volta.

No outro duelo, Campinense e Bahia empataram sem gols. Nesta quinta-feira, o América de Natal recebe o Vitória. As partidas de volta acontecem já neste final de semana. No sábado, o Bahia encara o Campinense e o Ceará busca a confirmação da vaga contra o Salgueiro. Sport x Fortaleza e Vitória x América fecham a lista de semifinalistas.

Vale lembrar que a partir de 2014, o campeão da Copa do Nordeste garante classificação para a Copa Sul-Americana. Com cinco títulos, o Vitória é o maior vencedor. Seguido por Sport (3), Bahia (2), América de Natal (1) e Campinense (1). No ano passado, o Sport faturou o tri, em pleno Castelão, diante do Ceará.

Bom demais para ser verdade

Todo mundo já escutou essa frase em algum momento da vida. E é o que os torcedores do Fortaleza devem estar pensando após uma bombástica notícia na tarde de hoje.

Por uma ação de 2002, o Tricolor foi rebaixado no Campeonato Cearense. A decisão veio do TJD-CE após o clube entrar na Justiça Comum, naquele ano, para denunciar o rival Ceará por uma escalação irregular do meia David Madrigal.

O Fortaleza foi enquadrado no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por ter buscado a Justiça Comum antes que as esferas esportivas fossem finalizadas. Com isso, a equipe já foi retirada da atual edição do Cearense. O Icasa, que seria adversário do Tricolor na semifinal, se classificou automaticamente para a decisão.

Voltar

Web Rádio Premium Esportes. O seu esporte no caminho do bem!